em 12x

Anúncio finalizado

Descrição

Cadeira antiga móveis cimo / entrega só Curitiba.

Estrutura firme. Em Bom estado. Antiga cadeira de cinemas / teatros / auditórios. Obs.: Essa poltrona não sustenta uma pessoa sentada, ela precisa ser fixada no chão.

ATENÇÃO: Venda só para Curitiba ou região, pois não temos como enviar para longe. Pelas medidas os correios não aceitam enviar. E geralmente o frete por transportadora fica caro.

Frete por conta do comprador. lembrando que você pode retirar a cadeira na loja, em Curitiba.

RESUMO DA HISTÓRIA MÓVEIS CIMO:
A Móveis Cimo S/A. foi uma fábrica de móveis que iniciou suas atividades no ano de 1913, no município de Rio Negrinho, Santa Catarina, e faliu em 1982, quando sua matriz estava localizada em Curitiba, Paraná. Seus fundadores foram Willy Jung e Jorge Zipperer.

HISTÓRIA MÓVEIS CIMO:

CIMO, fábrica de móveis criada por Jorge e Martin Zipperer, em 1921, na cidade de Rio Negrinho-SC.

Os móveis da fabricante CIMO dominaram durante anos o mercado nacional de móveis para instalações comerciais e institucionais, com repercussão em diversos países da América Latina.

Uma corporação de sete fábricas de móveis acabam formando a Cia. Industrial de Móveis S/A. Em 1954 a empresa passa a se chamar oficialmente Móveis CIMO S/A, caminhando então para se tornar a maior fábrica de móveis da América Latina, embora com uma administração agora altamente descentralizada. Possui fábricas em Rio Negrinho (derivadas da M. Zipperer S/A e da Schauz & Buchmann), em Curitiba (derivadas de Raymundo Egg e Móveis Maida), em Joinville (derivada de Leopoldo Reu) e no Rio de Janeiro (ligada à família Kastrupp).

Sede em Rio Negrinho/SC
Com um espírito claramente vanguardista, a Cimo antecipou muitas teorias do Design, curiosamente, 20 anos antes da criação da primeira escola superior de desenho industrial no País – a ESDI do Rio de Janeiro. Também foi uma das pioneiras no Brasil a utilizar o processo de curvar madeira por meio do vapor e a adotar uma máquina laminadora, capaz de produzir madeira compensada.

Desde o inicio, e apesar das inúmeras mudanças de sociedade que fizeram parte da história da CIMO, a empresa sempre produziu sua própria matéria-prima. Possuía suas próprias máquinas, serrarias e técnicas para o tratamento da madeira. E falando em madeira, os irmãos Zipperer eram exigentes. Preferiam a imbuia (extremamente comum naqueles tempos) – madeira resistente e de cor avermelhada, que caracterizou a maioria das peças da CIMO.

As poltronas de cinema foram, por décadas, o principal meio de lucro da empresa. Cinemas de todo Brasil compravam o produto para mobiliar suas salas. Apesar do negócio ser promissor, a Cimo sentia necessidade de um carro-chefe de vendas. Assim surgiu a Cadeira 1001, móvel fabricado exatamente com o mesmo design inicial, por anos a fio.

A CIMO fabricou vários modelos de cadeira, desde a simples "1001" (que de "simples" não tinha nada!) até alguns modelos giratórios e com regulagem de altura.Do modelo mais modesto ao mais sofisticado, percebe-se uma coerência estética nas criações da empresa. O design enxuto e autoral dessas peças é um exemplo de como a marca foi uma das primeiras a construir uma identidade própria, tanto de material quanto de forma."

Fonte: MESC - Museu da Escola Catarinense.

Muito obrigado.

Cac